top of page

Esta iniciativa que se insere no programa de trabalhos do projeto MOVTOUR e tem como público alvo, sobretudo, autarcas, empresários da região do Médio Tejo, bem como representantes de produtoras de cinema e intervenientes facilitadores tem como principal objetivo esclarecer e informar das possibilidades disponíveis no que toca ao recurso ao vídeo e à imagem como potenciadores dos recursos turísticos da região, mas de uma forma não danosa.

O consumo massivo de imagens pela sociedade contemporânea, transforma-as em poderosas ferramentas capazes de gerar novos comportamentos nos consumidores. Neste sentido, as indústrias criativas, como o cinema, permitem reinventar territórios, passando estes a constituir lugares turísticos, uma vez que lhes dão visibilidade e projeção.

Numa época de boom turístico, essencialmente, concentrado nos grandes centros urbanos, cabe aos territórios mais periféricos, de menor densidade e com menor procura, desenhar e implementar estratégias de superação destes constrangimentos. Através da adoção de medidas hábeis e concertadas, pode ser possível obter afirmação no mercado e a confiança dos agentes de um desenvolvimento que se quer sustentável.

Um cenário urbano, rural, natural ou histórico pode surgir como protagonista de produções fílmicas levando os consumidores a deslocarem-se em busca dos símbolos que associam à imagem do espaço geográfico representado. Em simultâneo, permite também contribuir para uma maior resiliência destes territórios, já que proporciona o reforço e valorização de uma identidade baseada em recursos endógenos, na medida em que lhes eleva o património histórico, natural ou edificado. A Região Centro é detentora de cenários únicos e distintos para produções fílmicas, sejam elas de natureza cinematográfica ou vocacionadas para o branding territorial.

Neste processo, são convocados vários agentes de desenvolvimento (privado e público), a administração local e a sociedade civil, investidores e criativos, o que conduz à formação de uma rede de atores diversos.

bottom of page